18 de dezembro de 2011

Marcha Regional em Monte Margarida - Guarda - 18 Dezembro 2011

Marcha organizada pelo Clube de Montanhismo da Guarda
Monte Margarida - Cerdeira - Monte Margarida




30 de outubro de 2011

Marcha na Serra da Malcata - Outubro 2011

Marcha na Serra da Malcata - Outubro 2011 - Organização Clube de Montanhismo da Guarda




25 de setembro de 2011

Marcha das Vindimas 2011 - Douro Vinhateiro - Organização Clube Montanhismo da Guarda

Galafura

A freguesia de Galafura fica situada na margem direita do rio Douro, a uma altitude de cerca de 535 metros, perto de Covelhinhas, a meio caminho entre a sede do concelho (Régua) e Vila Real (distrito).
A Este da povoação, sobranceiro ao rio Douro, encontra-se o lendário Monte de São Leonardo, miradouro mais emblemático do concelho, de onde se podem avistar paisagens verdadeiramente surpreendentes.
O topónimo “Galafura” terá provindo do nome de um rei mouro que governava o fortim de São Leonardo, chamado “Galafre”.

Tem-se como certo que foram os romanos que fundaram esta povoação, justamente na encosta do Monte de S. Leonardo, formado de sílex e quartzo, no lugar ainda hoje denominado “Fonte dos Mouros”, onde existe uma verdadeira necrópole medieval (séculos IX – XI), conhecida por “Cemitério Mouro”, com sepulturas de crianças consideradas únicas.

Em termos administrativos, Galafura chegou a pertencer ao concelho de Vila Real, tendo passado, na primeira metade do século XIX, para o de Canelas, onde esteve integrada até 1859, altura em que este foi extinto.



5 de setembro de 2011

PIRINEUS 2011

01 a 08 de Agosto 2011

Escarrilla / Huesca / Espanha

Escarrilla, situado no coração do Vale de Tena, a confluência dos rios Escarra e Gállego, oferece ao visitante a sua natureza esplêndida e a beleza da sua paisagem. Rodeada de florestas de faias, de pinhos e abetos, a arquitectura magnífica das suas construções antigas, que parecem influenciadas pela sua vizinha França, dão um carácter à esta localidade tipicamente pirenaíca.


17 de julho de 2011

Marcha em Manteigas - Julho 2011

Marcha de Manteigas - Poço do Inferno - Viveiros das Arvores - Manteigas
Organização Clube de Montanhismo da Guarda
10 de Julho 2011




1 de junho de 2011

Marcha de Fornos de Algodres - 29 de Maio 2011

Marcha em Fornos de Algodres - organização Clube de Montanhismo da Guarda

Serra da Esgalhada (parque de merendas) - Infias - Cazainho - Rasa de Infias - Alto de Algodres - Ródão - Seminário - Fornos de Algodres - Serra da Esgalhada (parque de merendas)

14 Km




29 de maio de 2011

Festa do Miguelinho

Aldeia do Bispo - 27 de maio 2011

"A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas."



21 de maio de 2011

18 de maio de 2011

Férias no Chipre Norte - Maio 2011

GAZIMAGUSTA (Famagusta) -é uma cidade do Chipre, antigo porto localizado na parte leste da ilha e atualmente sob o domínio da República Turca Norte de Chipre.

Famagusta é famosa por uma belíssima construção do período veneziano, a muralha que circunda a parte antiga da cidade. No que diz respeito à arquitetura, destaca-se também por uma igreja do mesmo período, convertida em mesquita depois da invasão pelos turcos otomanos.




17 de maio de 2011

Férias em Istambul Abril 2011

Istambul é uma cidade moderna com população de aproximadamente 14 milhões de habitantes. Esta cidade possui a maior densidade populacional da Turquia. Istambul é uma metrópole muito grande sendo dividida em duas grandes áreas: o lado Europeu e o Asiático.




29 de abril de 2011

Marcha Regional do Concelho de Celorico da Beira - 17 de Abril 2011

Marcha Regional do Concelho de Celorico da Beira - Organização Clube de Montanhismo da Guarda

Vide-Entre-Vinhas/Galisteu/Salgueirais/Serra do Ralo/Vide-Entre-Vinhas


30 de março de 2011

Marcha da Traginha / Barragem da Bouça Cova / Traginha - 29 de Março 2011

Marcha da Traginha / Barragem da Bouça Cova / Traginha

Organização Clube de Montanhismo da Guarda

Concelho da Guarda



6 de março de 2011

Caminhada do C C D Guarda - 06 de Março de 2011

Caminhada Organizada pelo CCD Guarda / C Dist da Guarda ISS I. P.
- Atalaia (Pinhel) / Carvalhal (Pinhel) / Atalaia (Pinhel) -

27 de fevereiro de 2011

Encontro de Caminheiros - Organização Clube Montanhismo da Guarda - 27 Fev. 2011

Amendoeiras 2o11 - Vilar de Amargo / Barca D' Alva (Figueira Castelo Rodrigo)

30 de janeiro de 2011

Marcha da Guarda - Alvendre - 30 Jan. 2011

Marcha da Guarda - Alvendre / Organização Clube de Montanhismo da Guarda

1 de janeiro de 2011

Por Aí





Resina de pinheiro

A produção de resina teve um papel importante na economia da região ,particularmente no aspecto de prover trabalhos rurais. Embora a colheita de resina ainda hoje continue, atingiu o ponto máximo entre 1920 e 1970.

O que é a resina do pinheiro ?

A resina do pinheiro é um líquido viscoso que é excretado pelo pinheiro para selar e proteger qualquer ferida no pinheiro. É de uma cor amarelo acastanhado e no contacto com o ar torna-se duro e forma uma crosta quebradiça e pegajosa. Resina fossilizada é conhecida como âmbar e é considerada uma pedra semi-preciosa.

A resina de pinheiro é utilizada para que ?

A resina é principalmente utilizada para a produção de aguarrás e pês. A aguarrás é utilizada para diluir e dissolver tintas e vernizes, em graxa de sapato e lacre. É também juntada a muitos produtos de limpeza devido as suas propriedades anti-sépticas e o seu perfume a pinheiro. O pês é utilizado em cola de papel e na fabricação de sabão, vernizes e tintas e talvez a utilização mais conhecida seja para os arcos de instrumentos musicais de corda como o violino. A vulgar resina de pinheiro era no passado utilizada nas embarcações de vela para as impermeabilizar.
Também tem propriedades medicinais: sabe-se que é anti -patogénica (isto é a função principal para o pinheiro) e foi durante anos utilizada para esfoladelas e feridas, como tratamento contra piolhos, misturada com gordura animal para massajar no peito, ou para inalar contra doenças nasais e de garganta.
No passado era aplicada em cubos de açúcar ou em mel como tratamento contra parasitas intestinais e remédio geral para tudo. É também um estimulante, um diurético, um adstringente e um anti-espasmódico. (Porém deve-se tomar em conta que o seu vapor pode queimar a pele e os olhos, prejudicar os pulmões e o sistema nervoso central quando inalada e causa insuficiências renais quando ingerida).